STF lança edição especial da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais
A edição especial da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, publicada em 08 de abril de 2025, já está disponível para acesso em versão digital. O periódico conclui a série de publicações do Dossiê temático “Ações, processos e litígios estruturais na jurisdição constitucional”, com artigos que retratam o empenho da doutrina em trazer formulações as quais permitam a transição de um estado complexo de desconformidade constitucional para um cenário de respeito aos direitos humanos, especialmente os mais vulneráveis.
Somado ao debate constitucional, bem como à finalidade de cumprir os critérios de internacionalização de bases de indexação, a edição especial da revista conta com três artigos internacionais assinados por Kim Lane Scheppele (professora Laurance S. Rockfeller na Princeton University – Nova Jersey, EUA); Rosalind Dixon (professora na Faculdade de Direito da University of New South Wales – Sydney, Austrália) e Marcela Prieto Rudolphy (professora na Universidad Adolfo Ibáñez – Santiago, Chile – e na University of Southern California’s Gould School of Law – Los Angeles, EUA); e o trabalho inédito de Ramiro Castro Garcia (professor na Universidad de la República Uruguay – Montevidéu, Uruguai).
Entrevista
Em contribuição ao diálogo jurídico e acadêmico promovido pelos dez artigos inéditos publicados nesta edição, o início da revista se dá com a entrevista de Ailton Krenak, ativista político indígena, professor, filósofo, poeta, contador de histórias, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras. O diálogo, além de tratar da trajetória do entrevistado, percorre temas bastante atuais, como a conquista da Constituição de 1988, a luta pela implementação dos direitos dos povos indígenas “no chão”, o significado espiritual de um mundo com milhões de refugiados, a necessária integração do homem à natureza diante da emergência climática e o temor das guerras e da autodestruição do Planeta.
Padrões Internacionais
A edição especial da Suprema mantém seu comprometimento com os padrões exigidos para a manutenção da qualidade do debate acadêmico proporcionado pelo periódico. Entre as práticas adotadas, destacam-se: a avaliação dos artigos submetidos por pares em sistema duplo-cego (double-blind peer review); a variedade nacional e internacional; o suporte do conselho editorial, composto por especialistas nacionais e internacionais; e a identificação dos artigos por meio do DOI (Identificador Digital de Objeto).
Além disso, a equipe editorial deu prosseguimento à adequação ao cenário de propagação das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativas. Alinhando-se às recomendações mais confiáveis, a revista adotou o cuidado junto aos autores e autoras de prevenir potenciais problemas relacionados à integridade das pesquisas, à confiabilidade e ao viés das ferramentas de IA, bem como à originalidade e ao ineditismo, questões que emergem com essa nova realidade.
A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais é organizada pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE). Informações ou dúvidas quanto a temas que não constem na página do periódico podem ser obtidas pelo e-mail revistasuprema@stf.jus.br.