Suprema – Revista de Estudos Constitucionais lança edital em inglês

2022-03-30

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, periódico científico do Supremo Tribunal Federal (STF), lançou edital em inglês de chamada de artigos para o quarto número da revista, a ser publicado no segundo semestre de 2022.

Além de artigos, resenhas e traduções recebidos em fluxo contínuo, a edição contará com um dossiê temático intitulado “O direito a ter direitos”, organizado pela professora da Universidade de Oxford Andreza Aruska de Souza Santos, diretora do Brazilian Studies Programme daquela instituição e integrante do Conselho Editorial Internacional da Suprema. A edição tem o propósito de fomentar o debate acerca do acesso a direitos e à justiça, especialmente no atual cenário social, político e econômico.

Internacionalização

A publicação do edital em inglês faz parte do escopo de internacionalização do periódico científico, de modo a proporcionar maior visibilidade da produção acadêmica e incrementar a colaboração com acadêmicos afiliados a instituições estrangeiras. A revista aceita trabalhos redigidos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Envio de trabalhos

O envio dos trabalhos relacionados ao dossiê temático deve ser feito diretamente no site da Suprema, até as 23h59 do dia 15 de abril de 2022 (horário de Brasília).

Diretrizes

Os estudos devem ser originais e inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos e espaços editoriais. Os artigos poderão ter até três coautores, preferencialmente com, pelo menos, um deles com doutorado.

Outras diretrizes sobre apresentação do texto e preenchimento dos metadados devem seguir o edital de chamada de artigos para o dossiê temático e as instruções editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista.

Avaliação

O artigo é inicialmente analisado pela equipe editorial da Suprema, para verificação de sua adequação à linha editorial da revista e aos requisitos formais de submissão. Caso passe por esse crivo, ele é submetido à avaliação duplo-cego por pares (double blind peer review), técnica que garante o anonimato entre as pessoas que revisam o artigo e o seu respectivo autor ou autora e permite uma avaliação imparcial. Para tanto, é imprescindível que qualquer tipo de identificação da autoria seja suprimido do documento.

Outras informações

Outras informações podem ser obtidas na página da revista ou no e-mail revistasuprema@stf.jus.br.

Leia a íntegra do edital de chamada de artigos para o dossiê temático.