Editorial - Submissão de artigos científicos por mulheres: para além de vigiar, é preciso agir sobre as estruturas sociais desiguais

Authors

  • Pedro Felipe de Oliveira Santos Secretário-Geral da Presidência do STF
  • Alexandre Reis Siqueira Freire Secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF
  • Lívia Gil Guimarães Coordenadora de Pesquisas Judiciárias do STF
  • Bruna de Bem Esteves Gerente de Altos Estudos do STF

DOI:

https://doi.org/10.53798/suprema.2022.v2.n1.a163

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOEHM, Camila. Currículo Lattes terá nova seção para registrar licençamaternidade: inclusão da licença é uma demanda de cientistas brasileiras. Agência Brasil, 12 abr. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/curriculo-lattes-tera-nova-secao-para-registrar-licencamaternidade. Acesso em: 24 jun. 2022.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Produção de mulheres em direito constitucional: bibliografia, legislação e jurisprudência temática. Brasília: STF, Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, 2022. 103 p. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaBibliografia/anexo/Producao_mulheres_direito_constitucional.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

CAMPOS, Isabelle Oglouyan de. Mulheres na academia: desigualdades de gênero no corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação-USP, 2021. 64 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376046. Acesso em: 22 jun. 2022.

CANDIDO, Marcia Rangel. Breve história da autoria de mulheres em DADOS. DADOS Revista de Ciências Sociais: blog, 8 mar. 2022 . Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/historia-de-mulheres-em-dados/. Acesso em: 24. jun. 2022.

CANDIDO, Marcia Rangel; CAMPOS, Luiz Augusto. Pandemia reduz submissões de artigos acadêmicos assinados por mulheres. DADOS Revista de Ciências Sociais: blog, 14 maio 2020. Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/pandemiareduz-submissoes-de-mulheres/. Acesso em: 24 jun. 2022.

CEREZETTI, Sheila Christina Neder et al. (coord.). Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto? São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação-USP, 2019. 127 p. Disponível em: https://direito.usp.br/pca/arquivos/591479a9df46_367420por.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 11. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2019. XXVIII, 339 p.

IBGE. PNAD Contínua: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/. Acesso em: 24 jun. 2022.

MEYER, Emilio Peluso Neder. Constitutional erosion in Brazil. Oxford: Hart Publishing, 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Department of Economics and Social Affairs. Population dynamics: World Population Prospects 2019. United Nations, [2019]. Disponível em: https://population.un.org/wpp/dataquery/. Acesso em: 24 jun. 2022.

NAÇÕES UNIDAS. United Nations Development Programme. The Sustainable Development Goals (SDGs). UNDP, 2015. Disponível em: https://www.undp.org/sustainable-development-goals. Acesso em: 24 jun. 2022.

PRODUTIVIDADE acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade: levantamento realizado pelo Movimento Parent Science durante o isolamento social relativo à Covid-19. Porto Alegre: Parent in Science, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ciencia/wp-content/uploads/2020/07/LevantamentoParentinSciencePandemia.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

STANISCUASKI, Fernanda et al. Gender, race and parenthood impact academic productivity during the COVID-19 pandemic: from survey to action. Frontiers in Psychology, 12 May 2021. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.663252. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.663252/full. Acesso em: 24. jun. 2022.

UNESCO. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean. Gender equality: how global universities are performing: part 1. Caracas: IESALC; Washington: Times Higher Education, Mar. 2022. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/sites/default/files/the_gender_equality_report_part_1.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

Published

2022-06-29

How to Cite

SANTOS, Pedro Felipe de Oliveira; FREIRE, Alexandre Reis Siqueira; GUIMARÃES, Lívia Gil; ESTEVES, Bruna de Bem. Editorial - Submissão de artigos científicos por mulheres: para além de vigiar, é preciso agir sobre as estruturas sociais desiguais. Suprema - Revista de Estudos Constitucionais, Distrito Federal, Brasil, v. 2, n. 1, p. 17–28, 2022. DOI: 10.53798/suprema.2022.v2.n1.a163. Disponível em: https://suprema.stf.jus.br/index.php/suprema/article/view/163. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)