Editorial - Submissão de artigos científicos por mulheres: para além de vigiar, é preciso agir sobre as estruturas sociais desiguais
DOI:
https://doi.org/10.53798/suprema.2022.v2.n1.a163Downloads
Referências
BOEHM, Camila. Currículo Lattes terá nova seção para registrar licençamaternidade: inclusão da licença é uma demanda de cientistas brasileiras. Agência Brasil, 12 abr. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/curriculo-lattes-tera-nova-secao-para-registrar-licencamaternidade. Acesso em: 24 jun. 2022.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Produção de mulheres em direito constitucional: bibliografia, legislação e jurisprudência temática. Brasília: STF, Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, 2022. 103 p. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaBibliografia/anexo/Producao_mulheres_direito_constitucional.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
CAMPOS, Isabelle Oglouyan de. Mulheres na academia: desigualdades de gênero no corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação-USP, 2021. 64 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376046. Acesso em: 22 jun. 2022.
CANDIDO, Marcia Rangel. Breve história da autoria de mulheres em DADOS. DADOS Revista de Ciências Sociais: blog, 8 mar. 2022 . Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/historia-de-mulheres-em-dados/. Acesso em: 24. jun. 2022.
CANDIDO, Marcia Rangel; CAMPOS, Luiz Augusto. Pandemia reduz submissões de artigos acadêmicos assinados por mulheres. DADOS Revista de Ciências Sociais: blog, 14 maio 2020. Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/pandemiareduz-submissoes-de-mulheres/. Acesso em: 24 jun. 2022.
CEREZETTI, Sheila Christina Neder et al. (coord.). Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto? São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação-USP, 2019. 127 p. Disponível em: https://direito.usp.br/pca/arquivos/591479a9df46_367420por.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 11. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2019. XXVIII, 339 p.
IBGE. PNAD Contínua: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/. Acesso em: 24 jun. 2022.
MEYER, Emilio Peluso Neder. Constitutional erosion in Brazil. Oxford: Hart Publishing, 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Department of Economics and Social Affairs. Population dynamics: World Population Prospects 2019. United Nations, [2019]. Disponível em: https://population.un.org/wpp/dataquery/. Acesso em: 24 jun. 2022.
NAÇÕES UNIDAS. United Nations Development Programme. The Sustainable Development Goals (SDGs). UNDP, 2015. Disponível em: https://www.undp.org/sustainable-development-goals. Acesso em: 24 jun. 2022.
PRODUTIVIDADE acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade: levantamento realizado pelo Movimento Parent Science durante o isolamento social relativo à Covid-19. Porto Alegre: Parent in Science, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ciencia/wp-content/uploads/2020/07/LevantamentoParentinSciencePandemia.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
STANISCUASKI, Fernanda et al. Gender, race and parenthood impact academic productivity during the COVID-19 pandemic: from survey to action. Frontiers in Psychology, 12 May 2021. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.663252. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.663252/full. Acesso em: 24. jun. 2022.
UNESCO. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean. Gender equality: how global universities are performing: part 1. Caracas: IESALC; Washington: Times Higher Education, Mar. 2022. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/sites/default/files/the_gender_equality_report_part_1.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Felipe de Oliveira Santos, Alexandre Reis Siqueira Freire, Lívia Gil Guimarães, Bruna de Bem Esteves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.