Foco e Escopo

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais tem como objetivo a difusão de textos acadêmicos inéditos (artigos, resenhas e traduções) no campo do Direito, com foco na circulação do conhecimento gerado em pesquisas baseadas em abordagens teóricas e empíricas críticas, a fim de propiciar um espaço qualificado para o diálogo acadêmico.

A revista é direcionada a toda a comunidade acadêmica interessada nos saberes produzidos no campo jurídico, como, por exemplo, docentes, discentes, pesquisadores, juristas e operadores do direito.

A linha editorial contempla os mais diversos ramos do direito público e privado, dentre os quais: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Econômico; Direito Penal; Direito Processual; Direito Tributário; Direito do Trabalho; Direito Civil; Direitos Humanos; Direito Internacional e demais outros ramos. Também são estimuladas linhas menos convencionais do campo jurídico, como, por exemplo, Direito e Gênero; Direito e Raça; e abordagens afins.

Os artigos devem apresentar análises inéditas, originais e independentes a respeito do seu objeto e evitar abordagens formalistas que pouco contribuam para os debates no campo jurídico.

Não são aceitos na revista: textos já publicados anteriormente (ou seja, textos não-inéditos), traduções já publicadas anteriormente na língua apresentada, textos em formato e conteúdo de pareceres jurídicos; resenhas de livros antigos (mais detalhes sobre isso em Políticas de Seção).

O fluxo de recebimento dos textos acadêmicos será contínuo. Serão aceitos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.