Revista Suprema recebe artigos para compor dossiê sobre acesso a direitos

2021-12-29

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, periódico científico do Supremo Tribunal Federal (STF), está recebendo artigos e traduções para o dossiê temático “O direito a ter direitos”. O dossiê conta com a organização da professora da Universidade de Oxford Andreza Aruska de Souza Santos, diretora do Brazilian Studies Programme da universidade e integrante do Conselho Editorial Internacional da Suprema.

A edição tem o propósito de fomentar o debate acerca do acesso a direitos e à justiça, especialmente no atual cenário social, político e econômico. Os trabalhos serão publicados no quarto número do periódico, cuja publicação está prevista para o segundo semestre de 2022. Os interessados terão até as 23h59 do dia 15 de abril de 2022 (horário de Brasília) para enviar os artigos e as traduções.

Envio de material

Além dos trabalhos submetidos ao dossiê temático, o periódico recebe, continuamente, artigos, resenhas e traduções.

O envio, tanto dos trabalhos do dossiê temático quanto dos trabalhos referentes às edições normais da revista, deve ser realizado diretamente no site da Suprema.

Diretrizes

Os estudos devem ser originais, inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos e espaços editoriais.

Os artigos poderão ter até três coautores, exigindo-se, primordialmente, a titulação de doutor. Serão aceitos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Outras diretrizes sobre apresentação do texto e preenchimento dos metadados devem seguir o edital de chamada de artigos para o dossiê temático e as instruções editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista, sob pena de rejeição da submissão.

Avaliação

A revista adere ao método de avaliação duplo-cego por pares (double blind peer review), técnica que garante o anonimato entre as pessoas que revisam o artigo e o seu respectivo autor ou autora e permite uma avaliação imparcial. Para tanto, é imprescindível que qualquer tipo de identificação da autoria seja suprimido do documento.

O artigo é inicialmente analisado pela equipe editorial da Suprema, para verificação de sua adequação à linha editorial da revista e aos requisitos formais de submissão. Nessa etapa e na seguinte, os artigos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas.

Informações ou dúvidas quanto a temas que não constem na página da revista, podem ser obtidas no e-mail revistasuprema@stf.jus.br.

Leia a íntegra do edital de chamada de artigos para o dossiê temático.