A revista Suprema também receberá artigos em espanhol para o Dossiê Temático “Diversidade e inclusão nas instituições”

2025-02-18

A revista Suprema também receberá artigos em espanhol para o Dossiê Temático “Diversidade e inclusão nas instituições”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem trabalhos – em espanhol, português, inglês, francês ou italiano – a fim de compor o dossiê temático “Diversidade e inclusão nas instituições” da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais. As pessoas interessadas podem encaminhar suas propostas de artigos até 6 de março de 2025.

O objetivo do dossiê é estimular debates sobre diversidade e inclusão social que possam contribuir com a construção de um mundo mais justo e igualitário, além de promover integração entre países hispanofalantes, como aqueles pertencentes à América Latina e ao Caribe, no que concerne ao referido tema. Mais especificamente, o dossiê busca promover reflexões sobre o enfrentamento das desigualdades que tangenciam minorias e grupos vulneráveis – como mulheres, povos indígenas, pessoas negras, comunidades periféricas, LGBTQIAPN+, quilombolas, Pessoas com Deficiência e neurodivergentes – em âmbito local ou internacional.

Linhas de pesquisa

As propostas de artigo devem se orientar a partir de três linhas de pesquisa: 1) Violências, Constituição e políticas de diversidade e inclusão; 2) Proteção constitucional e internacional aos direitos de minorias e grupos vulneráveis; 3) Participação democrática, representatividade e instituições.

Artigos

Os artigos, para comporem o dossiê temático, devem ser originais e inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos. A submissão deve ser feita diretamente no site da revista Suprema.

Todos os textos são analisados por pares mediante sistema duplo-cego, ou seja, nem os autores nem os revisores sabem a identidade uns dos outros, o que garante a imparcialidade das avaliações.

Além de trabalhos para o dossiê temático, a Suprema recebe, continuamente, artigos, resenhas e traduções, que podem ser submetidos para avaliação pelo mesmo canal.

Internacionalização

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais encontra-se indexada no Sistema de Informação Científica Redalyc e Latindex, entre outras bases regionais e internacionais.

A publicação do edital em espanhol faz parte do escopo de internacionalização da revista, de modo a proporcionar maior visibilidade da produção acadêmica e incrementar a colaboração com estudiosos afiliados a instituições estrangeiras.

Revista

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE) do Supremo Tribunal Federal.

Para mais informações ou dúvidas, envie e-mail a este endereço: revistasuprema@stf.jus.br

Leia a íntegra do edital em espanhol, português e inglês.