Presidente do STF lança nova edição da Suprema - Revista de Estudos Constitucionais

2023-12-14

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, lançou, nesta quarta-feira (13), a nova edição da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais. A publicação acadêmico-científica, de periodicidade semestral, concretiza o compromisso do Tribunal em manter-se aberto ao diálogo construtivo e promover a troca de conhecimento com a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade civil, particularmente, por meio do conhecimento científico e da cultura orientada pela informação de qualidade.

A Suprema apresenta artigos acadêmicos que articulam o pensamento jurídico, especialmente no campo do direito constitucional, a temáticas relevantes e atuais, que comunicam realidades, muitas vezes complexas, no Brasil e no exterior.

Problemas contemporâneos

Em comum, os temas abordados nesse número lidam com importantes problemas contemporâneos nas democracias constitucionais. Nesse sentido, destacam-se; a questão dos litígios estruturais no contexto da América Latina, como mecanismo processual para dar tratamento adequado a graves e persistentes violações de direitos e garantias fundamentais; o direito à proteção ambiental no contexto das mudanças climáticas; os desafios e cuidados na revisão da Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012) no Brasil e a modernização do Poder Judiciário frente aos desafios impostos pelas tecnologias digitais.

A nova edição conta com sete artigos originais e inéditos, produzidos por 14 autores e autoras de instituições nacionais e estrangeiras. A revista pode ser acessada gratuitamente.

Produção científica acessível

A disponibilização gratuita faz parte da história da revista desde o seu nascimento em 2021, tendo como objetivo tornar amplamente acessível o que há de mais recente no âmbito da produção científica, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 da ONU, que trata justamente do fomento à educação de qualidade.

Internacionalização

Em novembro, foi feita a tradução integral do sítio eletrônico da Suprema para a língua inglesa, para intensificar a internacionalização da revista.

A Suprema - Revista de Estudos Constitucionais é organizada pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE).

Informações ou dúvidas quanto a temas que não constem na página da Revista podem ser obtidas no e-mail revistasuprema@stf.jus.br.

Fonte

https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=522418&ori=1